SOBRE ALGUNS TIPOS DE MARKETING

Autor: Diogo de Souza e Silva.


           Este post é dedicado a definir algumas, de muitas, categorias especificas de Marketing, assim é possível entender que este é um departamento/disciplina muito abrangente que não se restringe apenas a propaganda assistimos na TV, vemos na Internet ou ouvimos no rádio. E caso fique interessado em entender mais sobre algumas destas categorias, deixo a sugestão de alguns materiais para consulta no final de cada descrição. Bons estudos !!!

Marketing de Relacionamento: é uma ação de interação entre empresa e seu público consumidor, onde a empresa reconhece a necessidade de se buscar novas formas de interagir com seus clientes para desenvolver um relacionamento que seja sólido, forte e continuo, sendo uma estratégia de longo prazo que visa desenvolver um bom relacionamento através de ações interativas positivas. O desafio consiste em identificar os melhores canais e meios para relacionamento com o público com o intuito de criar laços fortes entre o cliente e a marca.


Marketing Social: já sabemos que o marketing convencional tem uma capacidade incrível de vender ideias acerca de produtos e serviços, o marketing social vende ideias em prol do bem estar social. Encorajando comportamentos positivos e desestimulando atitudes negativas da sociedade, o marketing social tem seu viés pautado na necessidade de desenvolver e fortalecer a responsabilidade social de uma empresa e seu papel colaborativo na sociedade, criando uma imagem positiva da empresa na mente do consumidor.  Demonstrando um comportamento ético e desenvolvendo campanhas solidárias a empresa evidencia sua integridade e preocupação com a sociedade. 


Marketing Direto: semelhante ao marketing de relacionamento, visa estreitar os laços de uma empresa com seus clientes e conquistar e fidelizar novos consumidores, no entanto sua diferença reside no fato de buscar resultados rápidos através de pesquisas e estudos de público alvo. É a forma de uma empresa, sem intermediação de terceiros, receber uma resposta direta de seus consumidores criando um tratamento personalizado. Pode-se destacar alguns métodos específicos como: a mala direta, telemarketing, e-mail marketing, cupons, folhetos, brindes, dentre outras formas de se comunicar diretamente com um público alvo especifico. 

Fontes para consultar: Wikipédia, Endeavor Brasil, Livro: Marketing Direto, Livro: Comunicação em Marketing, 7 Estratégias de Marketing direto para iniciantes, Marketing direto nos tempos atuais, Vídeo: O poder do Marketing de Resposta Direta pelo Correio. 

Marketing Indireto: sutileza é a palavra que define toda esta categoria de marketing que se baseia em expor a imagem da marca de forma discreta. Caracterizado pela incorporação de publicidade em meio a filmes, novelas, e outras produções culturais exibidas para grandes massas (o famoso Product Placement), o marketing indireto atua no subconsciente humano. As mensagens sutis, não comerciais, deixadas pela marca em determinados meio de entretenimento ficam encravadas na mente do consumidor, e sem que ele perceba, a marca, anunciada indiretamente, passa a ser familiar, o que consequentemente influencia sua escolha na hora de efetuar uma compra.


Marketing Viral: sendo o objetivo central disseminar de forma intensa os “valores simbólicos” presentes na marca, a viralização é uma ferramenta que pode ser usada como uma forma de propagar a mensagem e imagem positiva da empresa de maneira acentuada pela Internet e Redes Sociais, como uma “epidemia digital”, atingindo consumidores e possíveis novos clientes de maneira exponencial. Porém, um viral para ser bem sucedido necessita do compartilhamento “boca-a-boca”, ou seja, é necessário que pessoas se interessem por falar sobre o assunto, e isto uma empresa não pode controlar, ela apenas pode criar algum conteúdo que possua o potencial de se tornar um viral.

Comentários

Postagens mais visitadas