SOBRE ALGUNS TIPOS DE MARKETING
Autor: Diogo de Souza e Silva.
Este
post é dedicado a definir algumas, de muitas, categorias especificas de Marketing,
assim é possível entender que este é um departamento/disciplina muito
abrangente que não se restringe apenas a propaganda assistimos na TV, vemos na
Internet ou ouvimos no rádio. E caso fique interessado em entender mais sobre
algumas destas categorias, deixo a sugestão de alguns materiais para consulta
no final de cada descrição. Bons estudos !!!
Marketing
de Relacionamento: é uma ação de interação entre empresa e seu público
consumidor, onde a empresa reconhece a necessidade de se buscar novas formas de
interagir com seus clientes para desenvolver um relacionamento que seja sólido,
forte e continuo, sendo uma estratégia de longo prazo que visa desenvolver um
bom relacionamento através de ações interativas positivas. O desafio consiste
em identificar os melhores canais e meios para relacionamento com o público com
o intuito de criar laços fortes entre o cliente e a marca.
Fontes
para consultar: Wikipédia,
Site: Marketing de Conteúdo, Livro: Marketing
de Relacionamento, Livro:
Marketing de Relacionamento, Livro: Comportamento do consumidor e Marketing de
Relacionamento.
Marketing
Social: já sabemos que o marketing convencional tem uma capacidade incrível
de vender ideias acerca de produtos e serviços, o marketing social vende ideias
em prol do bem estar social. Encorajando comportamentos positivos e
desestimulando atitudes negativas da sociedade, o marketing social tem seu viés
pautado na necessidade de desenvolver e fortalecer a responsabilidade social de
uma empresa e seu papel colaborativo na sociedade, criando uma imagem positiva
da empresa na mente do consumidor. Demonstrando um comportamento ético e
desenvolvendo campanhas solidárias a empresa evidencia sua integridade e
preocupação com a sociedade.
Fontes
para consultar: Wikipédia,
Marketing
Social: o poder de mudar comportamentos, Marketing
e sua relação com questões sociais, Livro:
Marketing Social, Livro:
Marketing social no Brasil: a nova abordagem na era da gestão empresarial
globalizada.
Marketing
Direto: semelhante ao marketing de relacionamento, visa estreitar os laços
de uma empresa com seus clientes e conquistar e fidelizar novos consumidores,
no entanto sua diferença reside no fato de buscar resultados rápidos através de
pesquisas e estudos de público alvo. É a forma de uma empresa, sem
intermediação de terceiros, receber uma resposta direta de seus consumidores
criando um tratamento personalizado. Pode-se destacar alguns métodos
específicos como: a mala direta, telemarketing, e-mail marketing, cupons,
folhetos, brindes, dentre outras formas de se comunicar diretamente com um
público alvo especifico.
Fontes
para consultar: Wikipédia, Endeavor Brasil, Livro:
Marketing Direto, Livro:
Comunicação em Marketing, 7
Estratégias de Marketing direto para iniciantes, Marketing
direto nos tempos atuais, Vídeo: O poder do Marketing
de Resposta Direta pelo Correio.
Marketing Indireto: sutileza é a palavra que define toda esta categoria de marketing que se baseia em expor a imagem da marca de forma discreta. Caracterizado pela incorporação de publicidade em meio a filmes, novelas, e outras produções culturais exibidas para grandes massas (o famoso Product Placement), o marketing indireto atua no subconsciente humano. As mensagens sutis, não comerciais, deixadas pela marca em determinados meio de entretenimento ficam encravadas na mente do consumidor, e sem que ele perceba, a marca, anunciada indiretamente, passa a ser familiar, o que consequentemente influencia sua escolha na hora de efetuar uma compra.
Marketing Indireto: sutileza é a palavra que define toda esta categoria de marketing que se baseia em expor a imagem da marca de forma discreta. Caracterizado pela incorporação de publicidade em meio a filmes, novelas, e outras produções culturais exibidas para grandes massas (o famoso Product Placement), o marketing indireto atua no subconsciente humano. As mensagens sutis, não comerciais, deixadas pela marca em determinados meio de entretenimento ficam encravadas na mente do consumidor, e sem que ele perceba, a marca, anunciada indiretamente, passa a ser familiar, o que consequentemente influencia sua escolha na hora de efetuar uma compra.
Fontes
para consultar: Wikipédia,
Livro:
O filtro invisível: o que a Internet está escondendo de você, Descubra
o que é Marketing Indireto,
Product Placement e a Tv Digital noBrasil, Product
Placement em Seriados de Televisão: Um estudo sobre The Big Bang Theory, A
utilização do Product Placement no cinema e sua influênciano Comportamento do
Consumidor.
Marketing
Viral: sendo o objetivo central disseminar de forma intensa os “valores
simbólicos” presentes na marca, a viralização é uma ferramenta que pode ser
usada como uma forma de propagar a mensagem e imagem positiva da empresa de
maneira acentuada pela Internet e Redes Sociais, como uma “epidemia digital”,
atingindo consumidores e possíveis novos clientes de maneira exponencial.
Porém, um viral para ser bem sucedido necessita do compartilhamento
“boca-a-boca”, ou seja, é necessário que pessoas se interessem por falar sobre
o assunto, e isto uma empresa não pode controlar, ela apenas pode criar algum
conteúdo que possua o potencial de se tornar um viral.
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