A MAGIA DO MARKETING - EXPLICANDO CONCEITOS ATRAVÉS DE HARRY POTTER
Autor: Diogo de Souza e Silva
Antes de começar sua leitura, assista os vídeos abaixo:
Marketing
é o olhar para fora da empresa focado no entendimento do mercado, para gerar
conhecimentos estratégicos e base para mudar processos, produtos, pessoas, e criar
diferenciais que de fato tenham valor para clientes, tais diferenciais devem
ser comunicados de forma efetiva e eficaz a fim de converter estas ações em
resultados financeiros superiores, estes resultados devem ser medidos e estudados
a fim de replicar ou aprimorar ações. Todo este processo compete ao Marketing
realizar.
O
marketing é um departamento cuja a atuação é muito ampla, desde a pesquisa de
mercado até a análise do resultado final, e todos os processos intermediários
relacionados a criação e comunicação de valor, são tarefas do Marketing. Este
texto irá dar enfoque justamente na parte intermediaria, a parte da execução e
comunicação dos valores, mensagens e diferenciais da empresa, entenda que esta
parte é justamente aquela diretamente ligada ao mercado, onde os produtos ficam
disponíveis para consumo e ocorre o encontro entre vendedores e clientes. A
cena em que Harry e Hagrid estão no Beco Diagonal, mostra justamente o mercado,
todas as lojas uma ao lado da outra, competindo, expondo seus produtos e
destacando seus pontos positivos, é neste local que ocorrem as trocas e a
competitividade acontece. Vemos também um pouco de propaganda, anúncios nas
lojas sobre que cada uma vende, todas com seu próprio estilo e proposta.
Perceba
também que Harry tem uma lista dos materiais que irá comprar, ele é um
comprador com um objetivo, adquirir seu material escolar, logo, por ele seguir
uma lista determinada, ele não é um comprador por impulso. Também temos a
figura de Hagrid como um influenciador no processo de compra, é ele que
recomenda produtos e lojas para Harry, como em um processo de Marketing boca a
boca, todas as opiniões e dicas de Hagrid com certeza resultarão na escolha de
Harry, pois ele confia na opinião experiente de se companheiro. Enxergado esta
cena a luz de nossa realidade, todos os fatores do momento de compra estão
explícitos na tela, o influenciador, a competitividade, a propaganda, as
trocas, o objetivo e estilo do comprador, tudo está resumido em dois minutos de
vídeo.
Se
o primeiro vídeo situa o mercado o segundo demonstra a entrega de um serviço. Com
a cena de Harry no Banco Gringotes, vemos a padronização e burocratização de serviços,
existe todo um processo de atendimento, e percebemos o ritmo compassado dos
duendes carimbando uma papelada todos uniformizados e seguindo um protocolo, o
serviço é o mesmo para cada cliente, não existe personalização, também o
envolvimento com o consumidor é o mínimo possível. Notamos a evidencia física
na fachada do banco, os pilares e o ar que denota imponência e evidencia a
natureza desta instituição, a proposta de valor do banco é a segurança, por
esta razão através da estrutura e robustez dos cofres e pelo processo rígido
seguido pelos duendes notamos toda a preocupação para evidenciar sempre que
aquele local é seguro, estas cenas nos ensina que a forma como um serviço e
produto é apresentado para o mercado será resultado de sua proposta de valor.
Pode-se também delimitar metáforas referente a
valor, quando percebemos que o cofre que guarda toda a riqueza de Harry Potter,
pilhas e pilhas de ouro, está menos protegido do que o cofre que guarda um item
minúsculo que está mal embrulhado em uma trouxinha de papel, percebemos que
este item é guardado com uma preocupação maior se comparado ao ouro, logo isto denota
que por menor que seja aquele item, para as pessoas daquele mundo, ele tem um
valor superior ao dinheiro, e será revelado mais tarde que aquela é a pedra
filosofal, que de fato tem uma grande importância. Assim, fica claro uma máxima
do marketing, nem tudo vale o mesmo para todos, para nós, do mundo real, a
pilha de ouro deveria ser melhor guardada, pois tendemos valorizar mais tais
riquezas, para os bruxos, no entanto, a Pedra Filosofal supera em importância o
dinheiro.
Na
terceira cena, a loja de varinhas Olivaras, fica evidente um processo oposto ao
apresentado no banco Gringotes, notamos logo de cara que o vendedor trata Harry
com mais pessoalidade dizendo assim que o vê: “Harry Potter, estava esperando
por você !!”, quem não quer ser atendido assim não é mesmo? A adaptação do
produto ao cliente também fica evidente, Harry testa todas as varinhas até
encontrar a que melhor se adapta a ele, percebemos também a característica de
provar o item que será comprado, já que a varinha mágica, no mundo dos bruxos,
é um item muito pessoal e característico. A loja de varinhas é tradicional no
mercado, e deixa isto bem claro em sua fachada quando estampa a quanto anos
está atuando, isto faz parte da evidencia física, que também deixa visível o
volume de produtos que a loja tem, com estantes e mais estantes cheias de
varinhas esperando um dono, isto mostra ao comprador que realmente aquele local
terá algo que se alinhe a suas características. Existe uma maior proximidade
entre vendedor e cliente e o atendimento é mais personalizado, o vendedor
demostra um profundo conhecimento sobre o cliente e sua história, e demonstra também
um profundo conhecimento dos produtos que ele possui para poder entregar o
melhor para seus clientes, o vendedor sabe a história de cada varinha, e é
capaz de descrever todos os clientes que já atendeu, pois a proposta de valor
da loja exige esta característica, diferente do banco, que a premissa de
segurança atende as necessidades de todos que precisam de seu auxilio, cada
cliente do Olivaras demanda algo especial e diferente.
As
lições principais ficam para nós se referem sobre a evidencia física, que nada
mais é do que a forma como as caraterísticas físicas de um negócio traduzem a
proposta de valor, e sobre a forma como um serviço ou produto é entregue, se é
personalizado ou padronizado, o que varia mais uma vez de acordo com a proposta
de valor e natureza do negócio. Outras nuances que destaco são os
influenciadores de compra, no caso Hagrid guiou Harry por todo o mercado, e só
compraram em lojas que Hagrid recomendava, certamente tais lojas eram
referencias para o tutor de Harry. O comportamento do consumidor tem uma tímida
aparição, como visto o cliente pode ir preparado para comprar um item, ou
compra-lo por impulso, no caso de Harry a lista descrevia seus desejos, logo
compras por impulso estariam descartadas, desta forma as lojas que eram
referência relacionadas as estes produtos tiveram uma vantagem sobre as demais.
É
desta forma que Harry Potter e a Pedra Filosofal nos ensina alguns conceitos de
Marketing, quando ver esta cena novamente, enxergue-as com novos olhos, e
perceba que elas nos ensinam muito mais do que aparentam. Pense diferente,
pense fora da caixa!
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