SOBRE ALGUNS TIPOS DE MARKETING. (PT.2)


Autor: Diogo de Souza e Silva.


       Este post é dedicado a definir algumas, de muitas, categorias especificas de Marketing. Vendo a diversidade de áreas, é possível entender que este é um departamento/disciplina muito abrangente que não se restringe apenas a propaganda que assistimos na TV, vemos na Internet ou ouvimos no rádio. E caso fique interessado em entender mais sobre algumas destas categorias, deixo a sugestão de alguns materiais para consulta no final de cada descrição. Bons estudos !!!

Você pode acessar a Parte 1 desta série de postagens clicando aqui.

Marketing de Resposta: visa identificar como o mercado enxerga a empresa em um momento especifico, assim evidencia os aspectos que necessitam ser mudados. A partir dele a empresa gera uma resposta para o feedback de seus clientes, reforçando pontos positivos e moderando ou até mesmo extinguindo suas deficiências. É importante para manter o relacionamento com o público e a competitividade da empresa em níveis muito altos, assegurando o crescimento e aperfeiçoamento do negócio.  Podendo ser proativo (antecipando necessidades e acontecimentos) e reativo (em resposta a algo já ocorreu), a pesquisa de mercado e analise do comportamento do consumidor são fundamentais. 

Endomarketing ou Marketing Interno: marketing voltado para os colaboradores, a comunicação se foca no âmbito interno da empresa (através de vídeos, palestras, treinamentos, e-mails, quadro de avisos, etc). O objetivo desta categoria é engajar e motivar os empregados com relação a empresa e suas atividades, para que eles trabalhem com foco e satisfação, transmitindo uma boa imagem para os clientes da empresa. Para isto o endomarketing estabelece ações que devem ser feitas para modificar e consolidar a base cultural interna da organização. A imagem externa é um reflexo do contexto interno. 


Marketing de Fidelização: busca a fidelização, em sua maioria, através de programas de prêmios e vantagens para consumidores assíduos. O conceito se baseia na ideia que o cliente começa a perceber que existem mais vantagens em serem consumidores frequentes dos serviços de uma empresa especifica do que experimentar os serviços de seus concorrentes. No Brasil é muito utilizado por companhias aéreas (programas de milhas aéreas). 


Marketing Internacional: a ideia por traz desta categoria é bem simples, consiste em tornar a marca de uma empresa conhecida em outros países. É importante entender que países diferentes possuem culturas diferentes, logo o perfil e necessidades do público alvo da empresa irá variar consideravelmente de pais para pais, desta forma as estratégias de campanha adotadas precisam ser adaptadas para cada pais que a empresa deseja investir seus esforços de comunicação.


Marketing Digital: ações de marketing voltadas para o meio digital e Internet. Visa intensificar o relacionamento da empresa com seus clientes pelo canal de comunicação online, ofertando produtos e serviços e conquistando clientes. A Internet possibilita inúmeras formas de se comunicar e interagir, cabe a empresa decidir de qual maneira ela quer atingir seu público. A criação de conteúdo como vídeos (comerciais ou para entretenimento), canal de notícias, contribuições para a comunidade online, etc, são ações que o marketing digital engloba e a empresa pode adota-las, deixando a cargo do cliente decidir que tipo de conteúdo proveniente da empresa ele quer consumir. 









 


Comentários

Postagens mais visitadas