SOBRE ALGUNS TIPOS DE MARKETING. (PT.2)
Autor: Diogo de Souza e Silva.
Este
post é dedicado a definir algumas, de muitas, categorias especificas de Marketing. Vendo a diversidade de áreas, é possível entender que este é um departamento/disciplina muito
abrangente que não se restringe apenas a propaganda que assistimos na TV, vemos na
Internet ou ouvimos no rádio. E caso fique interessado em entender mais sobre
algumas destas categorias, deixo a sugestão de alguns materiais para consulta
no final de cada descrição. Bons estudos !!!
Você pode acessar a Parte 1 desta série de postagens clicando aqui.
Marketing de Resposta: visa identificar como o mercado enxerga a empresa em um momento
especifico, assim evidencia os aspectos que necessitam ser mudados. A partir
dele a empresa gera uma resposta para o feedback de seus clientes, reforçando
pontos positivos e moderando ou até mesmo extinguindo suas deficiências. É
importante para manter o relacionamento com o público e a competitividade da
empresa em níveis muito altos, assegurando o crescimento e aperfeiçoamento do
negócio.
Podendo ser proativo (antecipando necessidades e acontecimentos) e
reativo (em resposta a algo já ocorreu), a pesquisa de mercado e analise do
comportamento do consumidor são fundamentais.
Fontes para consultar: Livro: Por dentro da mente do consumidor, A importância de estudar o comportamento do consumidor, O que se publica sobre comportamento do consumidor no Brasil, afinal?, Dimensões culturais do marketing: teoria antropológica, etnografia e comportamento do consumidor, Livro: Comportamento do consumidor e Estratégia de marketing, Livro: Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Mercado.
Endomarketing ou Marketing Interno: marketing voltado para os colaboradores, a comunicação se foca no âmbito
interno da empresa (através de vídeos, palestras, treinamentos, e-mails, quadro
de avisos, etc). O objetivo desta categoria é engajar e motivar os empregados com
relação a empresa e suas atividades, para que eles trabalhem com foco e
satisfação, transmitindo uma boa imagem para os clientes da empresa. Para isto
o endomarketing estabelece ações que devem ser feitas para modificar e
consolidar a base cultural interna da organização. A imagem externa é um
reflexo do contexto interno.
Fontes para consultar: Entendendo o endomarketing, Endomarketing:o valor do marketing interno, Livro:Planejamento de Endomarketing, Livro:Gestão com pessoas, O que éendomarketing?, Livro:Nos bastidores da Disney, Zappos:quando a cultura da empresa vale um bilhão de dólares.
Marketing de Fidelização: busca a fidelização, em sua maioria, através de programas de prêmios e
vantagens para consumidores assíduos. O conceito se baseia na ideia que o
cliente começa a perceber que existem mais vantagens em serem consumidores
frequentes dos serviços de uma empresa especifica do que experimentar os
serviços de seus concorrentes. No Brasil é muito utilizado por companhias
aéreas (programas de milhas aéreas).
Fontes para consultar: Livro: Fidelização de Clientes, Livro: Gerenciando clientes como investimentos, 10 motivos para implantar um programa de fidelidade! , Os desafios de implantar um programa de fidelidade de forma eficaz, 7 passos para criar um programa de fidelidade, Veja como criar um programa de fidelidade para sua empresa, Fidelização de clientes: 5 dicas essenciais para encantar o consumidor, 3 fatores de sucesso no marketing de fidelização.
Marketing Internacional: a ideia por traz desta categoria é bem simples, consiste em tornar a
marca de uma empresa conhecida em outros países. É importante entender que
países diferentes possuem culturas diferentes, logo o perfil e necessidades do
público alvo da empresa irá variar consideravelmente de pais para pais, desta
forma as estratégias de campanha adotadas precisam ser adaptadas para cada pais
que a empresa deseja investir seus esforços de comunicação.
Fontes para consultar: Livro: Marketing Internacional, Livro:Marketing Internacional, As estratégias de Marketing Internacional em um Contexto Global, A importância do Marketing Internacional, Marketing Internacional: fique por dentro do assunto.
Marketing Digital: ações de
marketing voltadas para o meio digital e Internet. Visa intensificar o
relacionamento da empresa com seus clientes pelo canal de comunicação online,
ofertando produtos e serviços e conquistando clientes. A Internet possibilita
inúmeras formas de se comunicar e interagir, cabe a empresa decidir de qual
maneira ela quer atingir seu público. A criação de conteúdo como vídeos
(comerciais ou para entretenimento), canal de notícias, contribuições para a
comunidade online, etc, são ações que o marketing digital engloba e a empresa pode
adota-las, deixando a cargo do cliente decidir que tipo de conteúdo proveniente
da empresa ele quer consumir.
Fontes para consultar: Livro: Princípios de Marketing Digital e E-commerce, Livro: Google Marketing – O guia definitivo de Marketing Digital, Livro: Marketing Digital, Livro: Web Marketing e comunicação digital, Livro: Os 8 ps do Marketing Digital: O guia estratégico de Marketing Digital,
Livro: Marketing Digital para leigos, Blog: Resultados Digitais, Marketing Digital: tudo que você sempre quis saber sobre o assunto está aqui.
Livro: Marketing Digital para leigos, Blog: Resultados Digitais, Marketing Digital: tudo que você sempre quis saber sobre o assunto está aqui.
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